Meu pet adora comer grama! E agora?
27 de outubro de 2022Adoção é um ato de amor! Conheça 4 motivos para dar um novo lar para um pet
28 de novembro de 2022O Gengibre de nome cientifico Zingiber officinalis é uma das mais antigas e populares plantas medicinais do mundo. É constituído de 0,25 – 3,3% de óleo essencial, monoterpenos e serquiterpenos, 4 – 7,5% de princípios picantes como gingeróis e outros constituintes como 40 – 60% de amido, acido fosfatidico, lecitina, vitaminas e minerais.
O Gingerol, juntamente com seus derivados, exerce efeitos anti-inflamatórios, pois inibe a síntese de prostaglandinas e leucotrienos através da supressão das enzimas prostaglandinas sintetase e da 5-lipoxigenase diminuindo a assim a produção de prostaglandinas E2 e da interleucina 1. Um estudo feito em cadelas, comprovou que o Gengibre reduziu significativamente os marcadores inflamatórios como proteína C reativa (PCR), fibrinogênio, fator de necrose tumoral (TNF-α) e interleucina 6 (IL-6) após a castração comprovando assim a sua atividade anti-inflamatória.
O gengibre também se mostra eficaz na prevenção de náuseas e vômitos, principalmente após quimioterapia. Estudos feitos em cães comprovaram que o extrato de Gengibre exerceu um efeito antiemético significativo contra a emese induzida por cisplatina, sendo uma alternativa para substituição da Ondansetrona.
O Extrato de Gengibre também é eficaz em infecções virais. Um trabalho feito em felinos, comprovou que o Zingiber officinalis foi efetivo no tratamento da Calicivirose, uma infecção que atinge diretamente o sistema respiratório e uma das doenças mais graves nos gatos.
Recentemente, os novos derivados de gingerol foram avaliados por suas atividades citotóxicas contra células cancerosas e as propriedades anticancerígenas têm sido relatadas como associadas a propriedades antioxidantes e antimutagênica. O extrato de gengibre também possui efeito anti-hipertensivo, antiplaquetário, antitrombótico, propriedades hipolipemiantes em pacientes dislipidêmicos e efeito inotrópico positivo podendo ser indicado na terapia coadjunvante às doenças cardíacas.
DOSES RECOMENDADAS PARA CÃES E GATOS
200 mCg/kg, VO, a cada 24 horas. Pode ser utilizado de maneira segura em cadelas prenhas
SUGESTÃO DE FORMULAÇÕES
1) SUPLEMENTAÇÃO COM ATIVIDADE ANTIEMÉTICA PARA CÃES E GATOS
Extrato de Gengibre 200 mCg/kg
Cápsula oral qsp 1 dose
Posologia: dar 1 dose, via oral, a cada 24 horas, ou a critério do médico veterinário.
2) SUPLEMENTAÇÃO COM AÇÃO ANTIVIRAL NO COMBATE A CALICIVIROSE EM GATOS
Extrato de Gengibre 200 mCg/kg
Ganoderma Lucidum 5 mg/kg
Cápsula qsp 1 dose
Posologia: dar 1 cápsula, via oral, a cada 24 horas, ou a critério do médico veterinário.