Sabia que seu estresse pode afetar seu pet?
28 de setembro de 2022Meu pet adora comer grama! E agora?
27 de outubro de 2022Um aspecto importante do metabolismo de lipídeos em gatos são as rotas de síntese do ácido araquidônico (AA). O AA e seus precursores são usualmente encontrados em baixas concentrações nos alimentos industrializados para gatos. A engenharia genética, associada a novas espécies vegetais desenvolvidas e cultivadas, assim como os métodos de extração e separação de lipídeos a partir dos compostos vegetais e fermentados fúngicos tem ajudado na produção e concentração de alguns ácidos graxos que antes não eram encontrados facilmente nos alimentos. Este é o caso do Óleo de Borragem, que pode ser concentrado e originar um óleo com 70% de ácido graxo γ-linolênico (GLA).
Este ácido graxo em particular, pode ter função importante na nutrição de felinos. Para a maior parte das espécies a síntese orgânica deste composto ocorre pela ação de uma enzima chamada delta-6-desaturase sobre o ácido linoléico (AL). No entanto, felinos demonstram nenhuma ou muito baixa eficiência nesta enzima, de forma que a síntese de AA, (um componente lipídico essencial para felinos e indispensável para o metabolismo animal, pois entra na composição de hormônios, membranas celulares e em uma série de outros importantes processos biológicos) fica comprometida.
O efeito anti-inflamatório do ômega-6 extraído do óleo de borragem está relacionado à síntese do ácido dihomogamalinolênico (DGLA) a partir da ingestão alimentar de GLA. O GLA e o DGLA são mediadores da produção de prostaglandinas da série 1 e tromboxanos da série 3, com características anti-inflamatórias, além disso o GLA é uma importante fonte de ceramidas, consideradas a classe mais relevante de lipídeos que compõem a integridade barreira cutânea.
Pesquisas revelam que gatos com doença inflamatória intestinal suplementados com EPA e Óleo de Borragem tiveram inibição na inflamação da mucosa intestinal. Outro estudo revelou que houve melhora nos sintomas da Triade felina, com redução da inflamação no intestino, fígado e pâncreas.
INDICAÇÕES
- Manutenção da integridade da Barreira Cutânea
- Ação anti-inflamatória
- Tratamento da Tríade Felina
- Tratamento da Doença Inflamatória Intestinal
DOSES RECOMENDADAS PARA GATOS
500 mg/animal, VO, a cada 24 horas.
SUGESTÃO DE FORMULAÇÕES
1) SUPLEMENTAÇÃO COM AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA, IMPORTANTE PARA MANUTENÇÃO DA INTEGRIDADE
DA BARREIRA CUTÂNEA E SAÚDE DOS PELOS.
Óleo de Borragem 500 mg – cápsula oleosa
+
Ômega 3 500 mg – cápsula oleosa
Posologia: dar 1 cápsula oleosa de cada formulação, via oral , a cada 24 horas, ou a critério do médico veterinário.