Orçamento familiar e o hábito de incluir o pet.
23 de março de 2023Prevenção, o hábito de uma vida ativa para seu pet.
18 de abril de 2023Nas últimas décadas, muitos estudos têm focado em entender como os hábitos funcionam e como podem ser transformados. As escolhas do nosso dia a dia, embora pareçam desconectadas e sem muita importância, com o tempo passam a ter um impacto significativo na nossa saúde, estabilidade financeira, produtividade e alegria de viver.
Entender o sucesso de pessoas e empresas passa por observar seus hábitos. Hábitos certos são determinantes para transformar vidas. Quando fazemos algo repetidamente, nosso cérebro cria uma rede neural que nos leva a executar essa atividade de forma automática. Compreender como o nosso cérebro adquire hábitos pode ajudar a criar novas rotinas saudáveis para nós e para nossos pets. A chave é encontrar maneiras de criar sinais e recompensas para atividades saudáveis, como exercícios físicos e alimentação balanceada, para que essas ações sejam reforçadas e se tornem hábitos.
De fato, bons hábitos podem levar a um estilo de vida mais saudável, não apenas para você, mas também para o seu animal de estimação. Quando um pet tem rotina, regras e horários você já se antecipa e evita que ele desenvolva distúrbios de comportamento e ansiedade, pois você cria um ambiente de equilíbrio onde seu pet vai estar à vontade com a previsibilidade das atividades diárias.
Para ajudá-lo a mudar seus padrões comportamentais e rotinas automáticas que podem estar afetando sua saúde e a de seu pet, aqui estão algumas dicas simples:
Fique atento à alimentação
- Mantenha uma alimentação balanceada e adequada para o seu pet, evitando alimentos industrializados e com conservantes, assim como evitando excesso de comida. Com a ajuda de um médico veterinário, crie um plano de alimentação saudável que possa ser seguido diariamente. Você pode incrementar ainda mais a alimentação com suplementos e vitaminas adequadas para seu pet.
- Petiscos e recompensas são tentadores para deixar o pet feliz, se não forem utilizados de forma moderada, podem levar a maus hábitos que causam problemas relacionados à obesidade, além de atrapalhar o apetite para as refeições principais.
- Não alimente o pet fora dos horários determinados e evite ceder aos pedidos de comida. Lembre-se que a rotina e os horários são muito importantes para deixar seu pet equilibrado e seguro.
Exercite-se junto com o seu pet
- Os animais de estimação precisam de exercícios regulares, assim como os humanos. Busque atividades ao ar livre que possam ser feitas em conjunto, como caminhadas, corridas, jogos de bola ou frisbee. Além disso, existem atividades específicas para cada espécie, como o agility para cães, que são ótimas opções para manter seu pet ativo. O agility é uma atividade educativa e esportiva que traz benefícios na relação tutor/pet.
- O passeio precisa acontecer sempre no mesmo horário, pois além de ajudá-lo em questões como ansiedade, essa é a hora dele fazer suas necessidades fisiológicas.
- Quando os passeios não podem acontecer, aposte no enriquecimento ambiental com brinquedos recheados de petiscos, congelados, esconderijos, tudo que possa deixar o ambiente desafiador, divertido e atrativo.
Controle o estresse
- O estresse pode afetar negativamente a saúde do tutor e do pet. Tente identificar as situações que causam estresse e evite-as sempre que possível. Adote técnicas de relaxamento, como meditação ou yoga, e incentive o seu animal de estimação a ter momentos de tranquilidade e descanso.
- O tempo que você passa com seu pet pode ser muito benéfico para ambos. Reserve um tempo diário para brincar e demonstrar afeto. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar emocional tanto do tutor quanto do pet.
Mantenha o sono em dia
- A falta de sono pode levar a problemas de saúde para você e seu pet. Tente estabelecer uma rotina de sono regular e confortável para ambos. Além disso, é importante garantir que o seu pet tenha um lugar adequado para dormir e descansar. Manter uma rotina de sono é fundamental para os pets, além do sono noturno, eles precisam de sonecas ao longo do dia.
Hábitos de higiene
- Muito se fala em banho e tosa para os pets, mas poucos tutores sabem que a saúde bucal também é importante e é uma questão de hábito. Como os humanos, os pets também podem desenvolver uma série de problemas bucais. Quanto antes um pet for acostumado a escovar os dentes, melhor vai ser executar essa tarefa para o tutor. Então você precisará de disciplina para os pets filhotes e persistência para os pets adultos adotarem o novo hábito. A escovação deve acontecer pelo menos três vezes por semana para evitar o acúmulo de tártaro. Para limpezas profundas, o tutor deve procurar um médico veterinário.
- Além do banho é muito importante que você também combata as pulgas e infestações. Os banhos devem variar conforme a raça, algumas exigem banhos mais frequentes, por exemplo. Durante o inverno a frequência dos banhos pode ser mais espaçada, mas a higienização pode ser feita com lenços umedecidos, sprays, e produtos específicos para a região dos olhos.
- A higiene dos ambientes também deve ser observada pois por mais cheirosos que estejam, espalham pelos, acumulam sujeira nas patinhas. Além do ambiente, é preciso incluir na rotina a limpeza dos utensílios dos pets para evitar a proliferação de bactérias. No caso dos gatos, a areia da caixa precisa ser limpa diariamente e trocada toda semana ou conforme necessidade.
Hábitos comportamentais
- Conforme a espécie e a raça, podemos entender e antecipar alguns comportamentos para manejá-los e adequar os pets ao ambiente em que vivem. Socializar, treinar o passeio, se comportar diante de visitas, evitar pular e arranhar são comportamentos que podem ser educados e reeducados com a ajuda de profissionais como um consultor comportamental, treinador e até um especialista em psicologia animal. O comportamento dos pets precisa também de rotina, regras, limites e muito carinho.
Consultas periódicas ao veterinário
- Levar o seu pet ao veterinário de forma habitual deve fazer parte da rotina de saúde dele. Desde filhote, é importante acompanhar o desenvolvimento e aplicar vacinas anualmente.
- No caso do pet precisar de tratamento, aqui entra um ponto importante: seja para tratamento preventivo ou tratamento específico para alguma disfunção, o tutor precisará de muita disciplina. Criar o hábito de administrar os medicamentos nos horários certos e da forma correta é imprescindível para um bom resultado e a adesão do pet. Quando isso se tornar hábito, ficará cada vez mais fácil.
Todos os animais domésticos além das necessidades básicas, precisam de estímulos que vão melhorar sua imunidade e evitar problemas de saúde de todos os tipos. Lembre-se de que mudar hábitos não é fácil, mas é possível. Com paciência, persistência e um pouco de ciência, podemos criar novos padrões comportamentais e rotinas saudáveis para nós e para nossos pets.
Busque a orientação de um médico veterinário antes de iniciar qualquer mudança na rotina de seu pet e, para você, é importante buscar um profissional da saúde que possa ajudá-lo a estabelecer um plano de hábitos saudáveis adequado para o seu estilo de vida.
Quando você, tutor de pet, tem consciência que seu estilo de vida afeta a vida do seu pet, consegue traçar planos para aprimorar seus dias pensando em terem uma vida longa juntos!!
Aqui na TUDODVET damos muita atenção aos hábitos de saúde dos nossos clientes, pets e seus tutores e também da nossa equipe.
Sabemos que uma boa saúde se constrói dia a dia, com atitudes conscientes colocadas em prática.
Você sabe, bons hábitos, pet feliz!!
Conheça mais sobre o que a TUDODVET pode fazer por você e para seu pet! Entre em contato.