Seu pet vai conhecer novos amigos? Confira dicas para ajudá-lo a socializar!
3 de fevereiro de 2021Guia de Formulações Veterinárias – Volume II
6 de março de 2021Doenças periodontais são frequentemente encontradas, devido a falta de higiene da saúde bucal, mais em animais do que em humanos. De acordo com o American Veterinary Dental College (AVDC), 80% dos cães e 70% dos gatos, de todas as idades, sofrem com esta enfermidade.
Esse problemas de saúde, em animais, embora muitas vezes esquecido, pode ser estar direta ou indiretamente relacionado a um maior risco de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas – síndrome da disfunção cognitiva crônica em cães gatos- artrite, e diabetes.
Para o tratamento convencional, vários agentes antimicrobianos ou antissépticos são aplicados no local, na forma de filmes, pasta, géis e micro particulados. A maioria dos extratos e produtos vegetais, são utilizados como enxaguatório bucal, pasta ou pó para o alívio de dores de dente, gengivites, estomatites, úlceras, sangramento gengival e outros distúrbios.
Como ocorre com os seres humanos, essa disfunção em cães e gatos pode ser tratada com o objetivo de:
- Remover o tártaro e a placa acumulada;
- Combater bactérias que causam infecções;
- Reduzir inflamações;
- Parar sangramentos;
Um dos nutracêuticos mais comumente utilizados como abordagem terapêutica é a Quitosana, uma fibra anti abrasiva obtida do exoesqueleto de crustáceos, que emergiu como material em potencial para aplicações, devido às suas propriedades únicas!
Dentre elas:
- Bioatividade;
- Atividade antimicrobiana;
- Biocompatibilidade.
A substância também é aplicada diretamente nas gengivas para tratar a inflamação e prevenir a cárie dentária. Pesquisadores relataram que a quitosana em combinação com clorexidina, mostrou uma atividade maior em comparação à clorexidina isolada. Em outros estudos, o elemento provou ser um efetivo antibacteriano e antifúngico, tendo propriedades antimicrobianas, antifúngicas e adesivas.
Para a prevenção ou terapia periodontal, o enxaguatório bucal, filme ou gel de quitosana, são opções ideais! Para saber mais, entre em contato com a TudoDVet! Oferecemos assistência completa para médicos veterinários!
Fonte: GUPTA, Ramesh C.; SRIVASTAVA, Ajay; LALL, Rajiv (Ed.). Nutraceuticals in Veterinary Medicine. Springer, 2019