Berberina: conheça seus benefícios cardiovasculares
4 de maio de 2022Saiba os benefícios do nutracêutico para o seu pet – MR COMPLEX
13 de junho de 2022Quem tem pet sabe que é normal uma coceirinha ou outra, seja no pelo ou nas patas, é um hábito corriqueiro de qualquer animal.
O problema é quando esse comportamento se torna constante, causando feridas ou extremo desconforto, indicando muitas vezes a presença de uma alergia.
Caso tenha percebido feridas ou coceiras e lambidas que nunca acabam, talvez seja a hora de se preocupar com o fato de que uma alergia ou dermatite possa estar afetando a saúde do animal. Confira alguns dos principais motivos de alergia nos pets:
- Causas alimentares: A alimentação animal é um assunto extremamente importante para qualquer dono de pet, além dos possíveis problemas de estômago causados por certos alimentos, uma dieta desbalanceada também pode afetar o couro cabeludo do animal, com sintomas parecidos com a dermatite atópica. Os fatores alergênicos mais reportados são as proteínas da carne bovina, do frango, do trigo e do leite.
- Picadas de insetos: Causa uma reação localizada, a partir do contato com a saliva da pulga, do carrapato ou de outros parasitas. Muito comum fora de grandes centros urbanos, em áreas com saneamento precário ou em animais que tem acesso à rua ou áreas de mata.
- Alergia ao pólen, ácaros, grama, entre outros: Assim como com nós humanos, os animais também podem ser alérgicos a diversos elementos da natureza. Se trata de uma condição genética na qual a pele se torna sensível a diversos fatores, resultando na dermatite atópica.
- Contato com a coleira ou produtos químicos: Um problema muito comum, principalmente, em animais que vivem em apartamento. Se desenvolve a partir do toque ou convívio do animal com algo que irrite a pele, como a coleira ou produtos químicos de limpeza como água sanitária, detergente, entre outros.
Além da necessidade de atenção constante ao seu pet, o mais importante é contar com o seu veterinário para identificar e tratar a motivação da coceira, que pode frequentemente causar ferimentos e machucados na área afetada.
Para descobrir a causa do problema, a maioria dos veterinários prefere ir na tentativa e erro: retirando os itens ou atividades mais rejeitadas pelo organismo dos bichos um a um, acompanhando seu desenvolvimento e a resposta do animais aos novos fatores. Quando o fator alérgico é descoberto se torna simples diminuir suas consequências.
Além do tratamento veterinário, manter o ambiente, a casinha e a cama do animal em ordem é essencial na sua saúde e conforto, pois retira de cena poeira, ácaro e outros elementos incitadores de coceira e alergia.
Se mantenha atento, observe o comportamento do seu pet, converse com seu veterinário e entenda todas as necessidades do seu animal, oferecendo ainda mais qualidade de vida!