Qualquer medicamento pode ser manipulado? Conheça o diferencial da manipulação farmacêutica para pets!
31 de agosto de 2022Sabia que seu estresse pode afetar seu pet?
28 de setembro de 2022CurcuVail® é um extrato único da Curcuma longa, padronizado em 35% de curcuminoides totais, sendo eles a curcumina, demetoxicurcumina e bis-demetoxicurcumina.
É um ativo inovador, desenvolvido através de tecnologia exclusiva que o torna solúvel em água e, consequentemente, 9X mais biodisponível. Isso porque ativos solúveis em água se dispersam mais facilmente nos fluidos intestinais, o que facilita a sua absorção e, consequentemente, aumenta sua biodisponibilidade.
Outro grande benefício é que o CurcuVail® não possui odor nem sabor, facilitando a administração para animais.
Além da conhecida atividade antioxidante, a cúrcuma atua modulando diferentes genes, fatores e vias, sendo eficiente na modulação das respostas inflamatórias1,8 e imunológicas em diferentes patologias. Por esta razão, os extratos da cúrcuma são amplamente utilizados na prevenção e cuidado de alterações gastrointestinais, articulares, neurológicas, cardíacas, pulmonares, alérgicas e musculares, entre outras.
Evidências científicas: os inúmeros benefícios dos extratos da Cúrcuma longa são consagrados na literatura veterinária, com indicações para diversas espécies, como cães, gatos, cavalos e coelhos, por exemplo.
A cúrcuma possui ação epigenética no controle da progressão da osteoartrite, tanto por sua ação anti-inflamatória (modula a expressão de TNF-α, TLR4, IL8, IL18 e MAPK14) quanto por conter a destruição da cartilagem, em especial em estágios iniciais da doença.
Em ratos com osteoartrite induzida por iodo-acetato monossódico, a cúrcuma parece regular positivamente os genes para colágeno tipo II (COL2A1) e negativamente os das metaloproteinases (MMP-3 e MMP-7), demonstrando sua capacidade em estabelecer o equilíbrio entre catabolismo e anabolismo da articulação.
Já, em cães que receberam uma dieta rica em curcuminóides, colágeno hidrolisado e chá verde durante 3 meses, observou-se a redução da dor articular.
Outro estudo demonstrou a capacidade da cúrcuma em diminuir a proliferação de macrófagos, TNF-α e a ativação da fibrinólise, sugerindo benefícios no cuidado da osteoartrite em cães.
No cérebro, a cúrcuma parece atuar através da modulação das vias de transcrição, protostomes, neurogênese e do eixo hipotálamo-hipófiseadrenal, além dos processos inflamatórios.
Por isso possui benefícios na neuroproteção e melhora cognitiva. Em estudo realizado com alimentos enriquecidos com Curcuma longa, observouse um aumento do BDNF (Brain-Derived Neurotrophic Factor), sugerindo benefícios para a saúde cognitiva e distúrbios comportamentais.
Os efeitos anti-inflamatórios da curcumina, que modula fatores como TNF-α e NF-κB, também favorecem a utilização dos extratos de cúrcuma para o cuidado de doenças inflamatórias intestinais. Ainda, a ação anti-inflamatória, antibacteriana e antiviral da curcumina justifica sua indicação para a prevenção e cuidado de gripes de cães e gatos.
Outros estudos demonstram a capacidade da Cúrcuma longa em auxiliar na diminuição da dor e na prevenção e cuidado da Síndrome Metabólica, diabetes, retinopatias e alergias. A avaliação da utilização de cúrcuma por gatos obesos, por sua vez, concluiu que este ativo poderia melhorar o estado inflamatório relacionado à obesidade felina.
Indicações: para a prevenção de desordens articulares, para auxiliar na diminuição da inflamação e dor articular em animais, para a manutenção da saúde gastrointestinal, para a melhora de processos alérgicos, para auxiliar no controle da inflamação e dor e na melhora de processos cognitivos.
Sugestões de formas farmacêuticas: cápsulas, biscoitos, petiscos funcionais, pasta palatável, molhos ou caldas terapêuticas.
……………………………………………………………………..
REFERÊNCIAS:
1 – GUPTA, R. C., SRIVASTAVA, A. & LALL, R. Nutraceuticals in Veterinary Medicine. Springer Nature Switzerland, p. 3 – 22, 2019.
2 – FORTUNATO, Daniela Boaventura. Avaliação do tempo de tratamento e eficiência da curcumina como terapia adjuvante em cão com osteoartrite. Medicina Veterinária-Tubarão, 2018.
3 – COMBLAIN, F. et al. A randomized, double-blind, prospective, placebo-controlled study of the efficacy of a diet supplemented with curcuminoids extract, hydrolyzed collagen and green tea extract in owner ’ s dogs with osteoarthritis. BMC Veterinary Research (2017) 13:395. DOI: 10.1186/s12917-017-1317-8.
4 – GUPTA,S. C., KISMALI, G., AGGARWAL, B. B. Curcumin, a component of turmeric: From farm to pharmacy. BioFactors, 2013. DOI: 10.1002/biof.1079
5 – LERAY, V. et al. Effect of citrus polyphenol- and curcumin-supplemented diet on inflammatory state in obese cats. Br. J. Nutr. 106 (Suppl 1), S198 – S201, 2011.
6 – Literatura do Fabricante – Curcuvail.
7 – PEREIRA, Thaisa Marinho. Avaliação da solubilidade e da permeabilidade intestinal de fármacos antirretrovirais. Aplicações na classificação biofarmacêutica. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
8 – SGORLON, S. et al. Nutrigenomic activity of plant derived compounds in health and disease: Results of a dietary intervention study in dog. Research in Veterinary Science 109, 142–148, 2016.
9 – COLITTI, M. et al. Transcriptome modification of white blood cells after dietary administration of curcumin and non-steroidal anti-inflammatory drug in osteoarthritic affected dogs. Veterinary Immunology and Immunopathology, 147; 136–146, 2012.
10 – LERAY. V. et al. Effect of citrus polyphenol- and curcumin-supplemented diet on inflammatory state in obese cats. British Journal of Nutrition, 106, S198–S201, 2011.