CurcuVail: saiba mais sobre seus benefícios para os pets!
6 de setembro de 2022Óleo de borragem: saiba sobre a sua importância para os felinos
25 de outubro de 2022O estresse nos afeta de inúmeras maneiras, mas também afeta quem está ao nosso redor, incluindo os pets. As emoções associadas são: aflição, angústia, confusão, tristeza, frustração, impotência, insegurança, ansiedade e medo.
Essa conclusão foi tirada após analisar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, de 58 cachorros e seus tutores antes do verão e do inverno, além dos questionários que os donos responderam sobre os pets.
O estudo entendeu que isso ocorre por causa do chamado contágio emocional. Essa transmissão é um espelhamento dos estados emocionais, humores, que ocorre entre indivíduos.
No dia a dia é possível observar as mudanças que ocorrem no comportamento do seu bicho. Eles começam a fazer as suas necessidades em lugares nunca feitos antes, começam a estragar itens da casa, como sapatos e latas de lixo, por exemplo.
Há outros sinais que mostram as consequências do estresse dos donos aos pets:
- O animal fica agressivo, passa a ameaçar com latidos ou mesmo atacar sem motivos;
- Pode apresentar insegurança, permanecendo em um estado constante de medo, ficando se tremendo, chorando ou latindo;
- Começa a se tornar muito carente, não aceitado mais ficar sozinho;
- Apresentam imunidade baixa, propensos a doenças de pele, doenças gástricas, e autoimunes;
A fim de tranquilizar seu melhor amigo, é aconselhável que você organize seu tempo para conseguir passear com ele, pois esse estímulo externo, como espaços amplos, a socialização com crianças, pode ajudar.
A hora do banho pode ser uma ótima fonte de relaxamento, tanto no pet shop quanto no conforto do lar. Como nas visitas ao pet shop, levá-lo frequentemente ao veterinário faz o animal associá-las a experiências boas.
Lembre-se sempre de manter um autocuidado, preservando assim sua saúde e a do seu bichinho.